Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Projeto Escola Integrada

por jornal-eb23-mts, em 23.07.13

Escola INTEGRADA

 

Alunos mais velhos ajudam os

mais novos a sentir-se bem na Escola!

 

O Serviço de Psicologia e Orientação – S.P.O., em colaboração com o ISMAI (Professor Doutor Francisco Machado) realizou um Estudo Piloto assente em 6 estudos de caso, baseado na Teoria da "aceitação-rejeição parental" (PARTheory) de Rohner (2004).

De entre outras finalidades mais gerais, o estudo teve como objetivos específicos promover alterações (melhoria) ao nível dos padrões comunicacionais dos alunos do 5º e do 8º ano, com os parceiros do projeto, com os pares, com os adultos e com os outros intervenientes da comunidade educativa e identificar necessidades de intervenção no futuro.

Após um período de divulgação da iniciativa junto dos Docentes de 5º e de 8º ano e dos respetivos Encarregados de Educação, criaram-se três grupos: o grupo de consultores sénior (3 alunos do 8º ano), o grupo intervencionado (3 alunos do 5º ano) e o grupo de controlo (3 alunos do 5º ano).

O grupo de alunos do 8º ano - consultores sénior, recebeu formação e supervisão por parte do S.P.O. para poder atuar com eficácia junto do grupo intervencionado. No final do Projeto recebeu ainda um certificado alusivo à formação realizada e à intervenção realizada (a qual assumiu contornos de excelência).

O grupo de alunos intervencionado (3 alunos do 5º ano) usufruiu de diversos momentos de convívio com os alunos do 8º ano – com supervisão por parte do S.P.O., onde houve lugar a apresentação mútua, a troca de impressões, a diversos jogos (de mesa, de recreio) e a um lanche convívio. Os diversos elementos deste grupo responderam individualmente ao mesmo questionário (Questionário de Integração incidente sobre as facetas de: Impacto Emocional Positivo, Impacto Emocional Negativo, Problemas Sociais: Impulsividade, Falta de Aptidões Sociais e Aptidões Sociais) em dois momentos diferentes: 1ª Aplicação do Questionário: Antes da Intervenção dos consultores júnior; 2ª Aplicação do Questionário: Após a Intervenção dos consultores júnior.

O grupo de controlo (3 alunos do 5º ano) respondeu ao mesmo questionário em dois momentos diferentes. Neste caso não houve lugar à Intervenção dos alunos mais velhos (consultores júnior).

 

Síntese comparativa dos resultados obtidos no Questionário pelos dois grupos

 

Parâmetros avaliados

No Questionário

Grupo intervencionado

Grupo de Controlo

Aluno 1

Aluno 2

Aluno 3

Controlo 1

Controlo 2

Controlo 3

Impacto Emocional Positivo

X

X

X

X

X

X

Impacto Emocional Negativo

X

X

X

X

X

X

Problemas Sociais: Impulsividade

X

X

X

X

X

X

Falta de Aptidões Sociais

X

X

X

X

X

X

Aptidões Sociais

X

X

X

X

X

X

 

 

Resultados do Grupo Intervencionado: 

 

 

Resultados do Grupo de Controlo:

  

 

A tendência predominante dos resultados no grupo intervencionado foi a de melhoria após a intervenção (à exceção do sujeito 3, em que se mantiveram os mesmos níveis na maioria dos parâmetros avaliados, situação justificada por ocorrências da sua vida, alheias a este estudo). A tendência predominante dos resultados no grupo de controlo foi a da manutenção dos parâmetros avaliados, o que corrobora a hipótese subjacente a este estudo.

 

 

 

 

 

Matosinhos, 23 de julho de 2013

 

A Coordenadora da E.M.I.,

Fernanda Moedas

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:42



Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

Moodle

Página Web


Arquivos

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D