Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

VISITA AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MATOSINHOS-LEÇA

A convite do Pelouro da Cultura e Educação da Junta de Freguesia de Matosinhos-Leça da Palmeira e no âmbito do III Outono Cultural desta Autarquia realizou-se a visita dos alunos do 2º Ciclo (um representante de cada turma de 5º e 6º ano) à Associação Humanitária / Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça da Palmeira.
Os alunos foram calorosamente recebidos pelo Presidente e Comandante da Associação, tendo depois participado na apresentação / conversa subordinada ao tema "Proteção Civil". Foram depois acompanhados numa visita pelo Quartel, que incluiu a passagem pela Sala da Direção, onde estão expostos alguns prémios e diplomas de reconhecimento pelo valoroso trabalho dos Bombeiros. De seguida, visitaram o Museu, cujo espólio engloba máquinas e veículos de socorro antigos, a maquete com recriação de salvamento aquando do naufrágio do paquete inglês “Veronese” junto à praia da Boa Nova, bem como exposição de medalhas em jeito de homenagem aos voluntários que serviram a associação. Na garagem, puderam ver de perto os carros usados no socorro urbano ou florestal. Na ambulância tiveram explicação pormenorizada dos instrumentos usados em caso de urgência.
Posteriormente, na aula de Formação Cívica, cada representante irá replicar junto dos colegas da turma o que aprendeu nesta visita, divulgando alguns conselhos úteis que constam dos flyers/desdobráveis que trouxeram. Apresentarão um pequeno filme com fotos, para ilustrar o que viram, proporcionado aos colegas uma visita virtual ao excelente Museu, memória de pessoas e acontecimentos passados desta gloriosa Associação.
A Coordenadora de DTs 2ºCiclo, Luísa Pereira

124.JPG