Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Um dia com... Pedro Seromenho

“Um dia com…” tem sido o lema, desde há alguns anos, da Escola Básica de Matosinhos para a promoção de hábitos de leitura nos alunos. Desta feita, os alunos do 1º e do 2º ciclo receberam com imenso prazer, no passado dia 27 de fevereiro, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, conforme o previsto no Plano Anual de Atividades do Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa.

Depois de, no ano passado, os alunos terem apreciado bastante o contacto com este brilhante escritor e ilustrador, o grupo disciplinar, em colaboração com a Biblioteca Escolar, decidiu lançar-lhe novo convite de forma a proporcionar a mais alunos os momentos únicos, de nteressante convívio e partilha de conhecimentos, já experimentados o ano letivo transato por muitos outros.

Pedro Seromenho passou o dia na escola: da parte da manhã, foi recebido por um auditório repleto de curiosos alunos do 2º ciclo e, da parte de tarde, foi a vez dos do 1º ciclo, beberem as suas palavras e o seu modo encantador de as transformar…

O auditório da escola foi pequeno demais para escutar este comunicador nato que, após uma pequena surpresa preparada por alguns alunos do 6º Ano, se dedicou a explorar os seus livros, fazendo-nos viajar por mundos maravilhosos ao som das suas palavras cativantes e dos seus traços que, num instante, se transformavam em surpreendentes ilustrações. Daí que, um dos momentos mais fascinantes tenha sido a elaboração de uma ilustração, que Pedro ofereceu à escola, com a contribuição de ideias bastante ativas dos alunos.

Seguiu-se um pequeno diálogo, cordial e ameno, entre o convidado e os alunos, com as inúmeras perguntas que os mais curiosos do caricato percurso de vida deste escritor quiseram colocar.

Por fim, aconteceu a tão esperada sessão de autógrafos. Para além da assinatura no livro, Pedro Seromenho mimou cada um deles com uma ilustração personalizada e feita ali, bem ao seu jeito, perante o olhar atento das crianças e com paixão. Um belo exemplar que perdurará nas suas vidas e, quem sabe, as incitará a novas leituras.

Queremos agradecer ao excecional escritor e ilustrador Pedro Seromenho e à sua editora, Paleta de Letras, as fantásticas sessões que proporcionou a muitos professores e, sobretudo, aos mais de 300 alunos que puderam assistir.

 

Registo fotográfico

 

 

 Dramatização "Pedro Seromenho volta à escola"

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.