Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Visita de estudo às Grutas de Mira de Aire e ao Convento de Cristo em Tomar - 8ºE, F e G

No dia 17 de maio realizou-se uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire e ao Convento de Cristo em Tomar. Participaram 76 alunos das turmas E, F e G do 8ºano, os professores de Matemática, Ciências Físico Químicas, Ciências, História e Educação Física. Teve como finalidade proporcionar aos alunos um melhor conhecimento sobre assuntos relacionados com grutas e o Convento de Cristo.

Os alunos percorreram as várias salas das Grutas: “Sala Grande”; “Sala Vermelha”; “Sala da Joalharia”; “Sala das Alforrecas”; “Sala do Órgão”; “Sala do Bar”, entre outras. Ao longo de toda a gruta observaram estalactites e estalagmites. As estalactites estão suspensas no teto e, de cem em cem anos crescem 1 cm. No caso das estalagmites, estas crescem de baixo para cima cerca de 1 cm de mil em mil anos. Quando as estalactites se juntam às estalagmites, formam-se as “colunas”.

Quando terminou a visita guiada,  almoçamos num parque de merendas junto ao edifício das Grutas.

Às 14:45h dirigimo-nos para o Convento de Cristo em Tomar onde chegamos por voltas das 15.45h.

O Convento de Cristo está ligado originariamente à fundação do Castelo de Tomar, fundado pelos templários. Os alunos visitaram os espaços do Convento que foram abordadas na disciplina de História.

Chegámos a Matosinhos, cerca das 19.30h

Tendo em conta o projeto curricular do agrupamento, foi possível a mobilização de saberes culturais, científicos e tecnológicos para uma melhor compreensão da realidade e dos fenómenos que ocorrem no quotidiano. Foi, ainda, possivel ir ao encontro das prioridades do projeto educativo, promovendo a realização de aprendizagens significativas, desenvolvendo as competências essenciais e transversais no âmbito do desenvolvimento do Currículo Nacional.

Os alunos consideraram a visita muito interessante e divertida, tendo os objectivos propostos sido alcançados plenamente.

Encontram-se, de seguida, algumas das imagens recolhidas durante a visita de estudo.

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.