Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

PARABÉNS TURMA 9ºOI (CEF)

A turma OI (do Curso de Educação e Formação) está verdadeiramente de parabéns!

De facto, os alunos foram distinguidos com o “Prémio Especial Júri”, pela sua participação no “Concurso Uma Aventura Literária 2014”, promovido pela Editora Caminho (num universo de cerca de dez mil trabalhos e de quatrocentas escolas básicas e secundárias). O trabalho a concurso (que encantou o Júri) visou, sob a forma de poesia, uma profunda reflexão sobre a essência da vida.

Sensibilizados, ao longo do ano letivo, para a necessidade de alargarem os seus horizontes (no amplo sentido do termo) e tendo sempre como lema o seguinte pensamento de Alberto Caeiro (heterónimo de Pessoa): “porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura”, os alunos entregaram-se à árdua tarefa de redigir um poema (o texto literário por excelência) evocando e partilhando, com a sua escrita, ideias, experiências e emoções. No ato de “criação poética” muitas foram as dificuldades sentidas, mas, com empenho e dedicação, todas foram sendo gradualmente ultrapassadas. Criaram um texto belíssimo (que certamente mudou as suas vidas) e que será publicado pela já referida editora que possui os direitos de autor. O cheque-livro que receberam como prémio será oferecido à biblioteca da escola.

Nesta reta final, gostaria de deixar uma palavra, por um lado, de despedida, por outro, de agradecimento, aos meus alunos, fazendo votos de que sigam sempre o caminho da verdade, da humildade, da amizade, da bondade, da solidariedade, da perseverança e, sobretudo, do trabalho para que continuem a atingir, com mérito, os seus objetivos. Dedico-lhes, ainda, o seguinte pensamento de Shakespeare: “a vida é feita da matéria com que se tecem os sonhos”, desejando que nunca deixem de sonhar!

Termino, convicta de que é, para mim, uma honra pertencer à escola Básica de Matosinhos, uma escola com enormes desafios, é certo, mas uma escola de excelência. Uma escola com profissionais que, respeitando a pluridimensionalidade e a multiculturalidade e primando, sempre, pelo desenvolvimento integral dos seus jovens, assumem uma missão de inquestionável valor, em prol de toda a comunidade escolar.

A Professora,

Maria Luísa Mano