Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Projeto “Keep calm e falemos de Saúde Mental”

Alunos do 8º ano são ajudados a melhorar a sua Literacia em Saúde Mental

Projeto “Keep calm e falemos de Saúde Mental”

Os jovens em idade escolar são considerados uma população vulnerável, encontrando-se numa etapa importante das suas vidas, e por isso marcante para o desenvolvimento da sua saúde mental. A Organização Mundial de Saúde estima que 1 em cada 4 jovens pode vir a experienciar um problema de saúde mental, sendo que a prevalência de doenças mentais tem vindo a aumentar. Neste projeto desenvolveram-se sessões de intervenção sobre a literacia em saúde mental, dada a pertinência e evidência científica que atualmente tem sido referida em variados estudos.

Literacia em saúde mental pode ser definida como as crenças e os conhecimentos que permitem a cada pessoa reconhecer os problemas de saúde mental, preveni-los, e lidar com eles de forma mais adequada e potencia tanto a devida procura de ajuda como a prestação de ajuda a um amigo, familiar ou outro.

Inserido no Programa de Promoção Educação para a Saúde do Agrupamento, a Psicóloga Ana Losada do Núcleo de Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses no SPO, com a colaboração da Professora investigadora Dra. Luísa Campos da Universidade Católica, desenvolveu um Projeto concebido especificamente para os seus destinatários.

Foram implementadas 2 sessões junto de cada uma das quatro turmas do 8º ano de escolaridade da Escola Básica de Matosinhos inscritas no Projeto, durante o horário curricular de cada turma. As sessões incentivaram os alunos a refletir e a debater sobre as temáticas, tendo por base dinâmicas de grupo, recorrendo a vídeos e música. Também foi aplicado um questionário antes e após as referidas sessões, com o objetivo de avaliar os conhecimentos e a eficácia da intervenção junto dos alunos.

Os resultados obtidos revelam-nos que a intervenção teve um impacto bastante positivo nos alunos – houve um aumento da literacia em saúde mental nos jovens do 8º ano de escolaridade. Para além disto as sessões também foram positivamente avaliadas pelos alunos.

A fim de compreendermos as necessidades e dúvidas que os nossos jovens pudessem apresentar, os alunos foram questionados sobre o que tinha sido mais cativante, e que temáticas gostariam ainda de abordar. De uma forma geral os alunos consideram pertinente este tipo de intervenções e são interessados pelo tema, demonstrando preocupações sobre problemáticas relacionadas com a saúde mental.

 

 

Matosinhos, 16 de julho de 2014

Ana Losada (Núcleo de Estágio da Ordem dos Psicólogos no SPO)

Psicóloga Fernanda Moedas (Orientadora de Estágio)