Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

Jornal Digital

Notícias do Agrupamento de Escolas de Matosinhos

VISTA DE ESTUDO Equipa 5.1

Os alunos e professores das turmas A, B e C do 5º ano (Equipa 5.1) viajaram até São João da Madeira, onde visitaram a Fábrica do Lápis VIARCO e o Museu da Chapelaria.

Na centenária fábrica VIARCO, puderam observar a produção de diversos tipos de lápis de grafite, de cor, aromatizados, personalizados e conheceram a primeira caixa de lápis inclusiva para daltónicos. Visitar a Viarco é reconhecer a importância das coisas simples das nossas vidas, através de uma viagem encantada ao mundo dos lápis.

De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu o Museu da Chapelaria. Na exposição permanente foram apresentadas as máquinas e ferramentas que contribuem para o processo e respetivas matérias-primas saídas de cada uma delas, desde o pêlo até ao chapéu. O Museu disponibilizou aos visitantes uma visita multissensorial com várias matérias-primas que podem ser vistas, tocadas, cheiradas... sentidas. Visitaram ainda a exposição temporária “Entre chapéus e sonhos” de Estibalitz Diaz de Durana Arias (designer de chapéus de Bilbao, Espanha). Um museu de se lhe tirar o chapéu!

Foi um dia repleto de aprendizagens nesta que foi uma visita de estudo bastante esclarecedora acerca da realidade histórica de uma das mais importantes páginas da produção industrial portuguesa.

Para “visitar” a fábrica: https://www.viarco.pt/mini-tour-360/

viarco.png